CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tudo sobre o Gato Doméstico!


A domesticação do gato (Felis catus) ocorreu no Oriente Médio, a mais ou menos 9.500 anos. Uma pesquisa recente indica que o gato teve origem a 100.000 anos, do cruzamento entre genitores selvagens. Gatos domésticos, incluindo as raças sofisticadas e os gatos selvagens, todos formam um grupo genético que é virtualmente indistinguível dos do Oriente Médio.

Segundo Stephen J. O´Brien, que coordenou a pesquisa, a árvore genealógica dos gatos pode ser traçada até cinco tipos de felinos selvagens, mas isso não significa que o animal foi domesticado cinco vezes. Em vez disso, as cinco variedades cruzaram entre si diversas vezes, produzindo como resultado o Felis silvestris lybica, que parece ser o ancestral direto do gato doméstico moderno.

Os gatos podem ter sido domesticados várias vezes, disse ele, sendo, no entanto, mais provável que a domesticação tenha ocorrido uma única vez, e que gatos selvagens tenham cruzado com a variedade doméstica original.

A DOMESTICAÇÃO

Em um determinado momento da história os seres humanos deixaram de ser nômades, e começaram a domesticar várias plantas. A produção e armazenamento de cereais começaram a atrair muitos roedores, e com eles os gatos. O homem percebeu a importância dos gatos no controle desses roedores, e passou a conviver de maneira muito próxima deles, acontecendo assim a domesticação.

MITOLOGIA

Há pelo menos 5.000 anos o gato era venerado no Egito Antigo como um animal sagrado. Bastet (ou Bast), a Deusa egípcia da fertilidade era representada com corpo de mulher e cabeça de gato. No Egito, nessa época, existiam leis rígidas que protegiam os gatos, se alguém contrabandeasse esses animais era condenado a morte, se alguém matasse um gato também era condenado a morte, e se um gato morresse de causas naturais seus donos deveriam usar roupas de luto.

Algumas pessoas conseguiam contrabandea-los, e quando chegaram a Pérsia também passaram a ser venerados como animais sagrados. Lá existia a crença de que fazendo mal a um gato você estaria fazendo mal a um espírito amigo enviado para lhe fazer companhia durante sua jornada na Terra.

Durante a Idade Média os gatos foram perseguidos na Europa, pois eram associados a maus espíritos e a bruxaria, sendo queimados vivos.

Ainda hoje ouvimos várias histórias sobre azar ou sorte relacionadas aos gatos.

Durante o período das grandes navegações os gatos passaram a fazer parte das tripulações dos navios que saiam da Europa, pois eram importantíssimos no controle de roedores nas embarcações.

CARACTERÍSTICAS

Os gatos domésticos são parentes dos grandes felinos selvagens, e conservam algumas características semelhantes a esses animais.

Eles possuem 32 músculos na orelha, o que lhes permite o seu movimento em qualquer direção, aumentando assim sua capacidade auditiva. Quando estão irritados ou assustados eles repuxam os músculos da orelha, inclinando-as para trás.

Os gatos dormem muito, em média 14 horas por dia, isso para que consigam conservar energia, à medida que o gato envelhece o período de sono aumenta, podendo chegar a 20 horas diárias.

Os gatos caem sempre de pé? Geralmente sim. Durante a queda, o gato tem a capacidade de girar o corpo e prepará-lo para a queda sobre as quatro patas, utilizando a cauda para conservar o movimento angular, mas isso depende do tempo da queda, pois se não der tempo de se preparar para o pouso ele não cairá de pé.

O gato possui o andar mais elegante dentre os animais. Eles andam diretamente sobre os dedos. Os ossos das suas patas compõem a parte mais baixa da porção visível das pernas. São capazes de passos precisos, colocando cada pata diretamente sobre a pegada deixada pela anterior, minimizando o ruído e os trilhos visíveis.

COMPORTAMENTO

Muitas pessoas esperam ter em um gato os atributos de um cão, e isso não é possível, pois são animais diferentes.

Os gatos de pêlo curto têm atendência de serem mais ativos, enquanto os de pêlos longos mais letárgicos.

O temperamento dos gatos varia muito. Eles podem ser sociáveis e ariscos no mesmo dia. À noite eles tendem a evitar a presença humana. O clima também influencia no temperamento, quando uma tempestade está se aproximando alguns ficam agitados, outros adotam uma posição defensiva, mas o real motivo disso ainda é um mistério.

Os gatos são extremamente higiênicos, eles usam sua língua áspera para retirar impurezas dos pêlos, por isso regurgitam bolas de pêlo, pois nesse processo de higienização eles engolem grande parte desse material.

A curiosidade matou o gato? Provavelmente alguns, pois todos são extremamente curiosos.

Fonte: Biologia na Medida Certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário