CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Medicamentos que você NUNCA deve dar para seu gato!!!!






* Acetominofen (Tylenol):
Apenas 1 comprimido já pode ser fatal para um gato adulto. Causa anemia hemolítica, formação de metahemoglobina (não transporta oxigenio), cianose, icterícia, edema de face, taquipnéia, necrose hepática.

* Benzocaina (Andolba)
Anestésico local em forma de spray ou pomada. Estimula o SNC, causa tremores, convulsões e por ultimo parada respiratória.

* Hidrocarbonetos clorados (como lindane, clordane)
Presente em alguns produtos de combate à pulgas e outros parasitas. A reação pode ser imediata ou levar dias para ocorrer. Começa com uma resposta exagerada aos estimulo, tremores, progressão para tremores cada vez mais fortes até um estado convulsivo, febre.

* Hexaclorofeno (agente germicida, encontrado em xampus, desinfetantes e sabonetes, como o Phisiohex)
É rapidamente absorvido através da pele e trato intestinal. Causa em gatos fadiga, fraqueza, incoordenação dos membros posteriores, febre, ausência de urina, paralisia flácida completa.

* Carbaril (Carbamato = usado em remédios contra pulgas como Talco Bulldog)
NUNCA, principalmente como coleira, que expõe o gato constantemente. Causa lesão no SNC e morte por parada respiratória.

Outros produtos, anti-pulgas, carrapatos e sarna, proibidos para gatos:
Sabão Bulldog; Sabão Bulldog Plus; Sabão Bulldog Sarnicida; Sabonete Antipulgas para cães Tratto; Sabonte Parasiticida Asuntol; Sabonete Banzé; Sparay Bulldog Antipulgas e Carrapatos; Spray Tratto; Talco Antipulgas Bolfo; Talco Banzé; Talco Bulldog Contra Pulgas; Talco Tratto.

* Azul de Metileno:
Usado em medicamentos para tratar infecções urinárias (deixa o xixi azul).

* Aspirina (AAS, Melhoral):
Primeiro estimula e depois causa depressão respiratória, ulceração gástrica, diminuição da agregação plaquetária, hipoplasia da medula óssea.
Nos sinais se tem inicialmente: taquipnéia e depois depressão respiratória, febre, anorexia, vômitos, gastrite hemorrágica, lesões renais, hemorragias, urina com sangue por nefrite hemorrágica.
No ser humano, 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo, por isso é tomado 1 comprimido a cada 4 horas.
Nos felinos, 1 comprimido de aspirina leva 72 horas para ser eliminado, ou seja, dura 3 dias. Isso faz com que seja extremamente fácil causar uma overdose.

MEDICAMENTOS QUE PODEM SER USADOS EM ALGUNS GATOS
(com restrições e só com acompanhamento veterinário)

* Cloranfenicol
Causa Aplasia de medula óssea, por não conseguir ser metabolizado e eliminado. Sinais: animal fica cinza, abdomen duro, convulsão, fezes brancas.

* Lidocaína
Anestésico local (Xilocaína). Pode causar contração muscular, hipotensão, náuseas e vômitos.

* Anti-inflamatórios não esteróides
Podem causar úlceras.

* Tetraciclina
Pode causar febre, diarréia, depressão

* Morfina
Risco de superdosagem por acúmulo. Causa depressão
do SNC, convulsões. Deve ser usada com cautela. A dose máxima é
de 0,1mg/Kg por via intravenosa. Para uso pós-operatório.

* Fenobarbital, Pentobarbital Sódico e Tiopental Sódico (barbitúricos usados como anestesico)
Causam depressão respiratória e parada cardíaca. Usar com muito cuidado e monitoração. O tempo de duração do efeito é mutio maior que em outras espécies.

* Diazepan, Valium e Dienpax (tranquilizantes Benzodiazepínicos)
Via intravenosa pode dar depressão respiratória. Usar com muita cautela.

* Clorpromazina (Amplictil)
Em altas doses (pré-anestésico comumente usado em cães)- tremores de extremidade e cabeça, letargia, calafrios, rigidez, relaxamento do esfíncter anal. Acúmulo. Só usar em último caso, dar preferência a outro pré-anestésico, como Acepran+sulfato de atropina.


ATENÇÃO!

* Não é indicado que o dono medique por sua conta o seu animal havendo sempre necessidade de orientação de um veterinário. Isto é importante já que remédios considerados inofensivos para o homem podem ser fatais para o animal, até mesmo aqueles de uso pediátrico.

* Cada espécie animal tem suas próprias características de metabolismo orgânico. O que pode ser um nutriente para um, pode ser REMÉDIO para outro e vice-versa. Sabia que certas aves podem comer cicuta e não se envenenarem? É... aí, chega o homem e se alimenta delas... já era! O homem, por exemplo, precisa de vitamina C na alimentação ou fica doente. Já a maioria dos demais animais, não precisa de fonte de vitamina C, pois não perdeu a capacidade de sintetizá-la no organismo. Não dê complexos vitamínicos de uso humano para seus animaizinhos de estimação sem recomendação do médico veterinário!!! Você pode estar prejudicando sua saúde ao invés de ajudá-lo!

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

- Gatos NÃO devem ser tratados com Merthiolate ou produto similar; eles se lambem e podem ter problemas de intoxicação.

- Cães e Gatos NÃO devem fazer uso de ASPIRINA e similares como MELHORAL, DORIL, BUFFORIM e todos aqueles que contenham em sua fórmula o ácido acetilsalisílico - se ingeridos podem causar hemorragia podendo inclusive levar o animal à morte. Algumas vezes são prescritos pelo veterinário quando necessário, mas o veterinário sabe qual a dosagem específica. - A intoxicação por remédios ocorre com bastante freqüência em gatos que são medicados por seus proprietários, sem que haja a orientação de um médico veterinário.

- Os gatos apresentam menor capacidade de metabolização de certos medicamentos como o ácido acetilsalisílico (aspirina), paracetamol (tylenol), benzoato de benzila (acarsan - produto tópico para sarna), fleet enema, azul de metileno (sepurim) e pyridium (anti-sépticos urinários humano), dentre outros. O uso indiscriminado destes medicamentos pode levar o animal a óbito. Por isso, é recomendado não medicar o animal antes de consultar um especialista. Diclofenacos (de sódio e potássio = Voltaren, Cataflan e similares) podem causar lesões na mucosa estomacal e levar a sangramentos e úlceras em gatos. Cães também podem ter este problema, porém os gatos são mais susceptíveis.

- Muitos proprietários não estão habituados ou não apresentam habilidade para administrar os fármacos em seus animais. E quando se trata do gato, é comum observar uma grande discrepância no que foi prescrito e o que realmente o animal ingeriu. Os felinos são mais seletivos e sensíveis aos odores e paladares não familiares do que os cães, e alguns não aceitam a medicação misturada nos alimentos e nem nos líquidos. Sendo assim, é comum o proprietário não conseguir administrar corretamente a medicação, resultando em ingestão de subdoses dos medicamentos, que não serão eficazes para curar o animal.

Fonte: www.becodosgatos.com.br e
Sekhmet Design Produtos Felinos
(Norsworthy's 1993 Feline Practice)

3 comentários:

  1. Depois de ler esse post agora estou c medo, infelizmente cometi esse erro e estou arrependido. Dei 1 comprimido de pyridium p minha cachorra de 2 anos, ela pesa 35kg, nao darei outro, ate agora ela nao apresentou reaçao alguma graças a Deus. Mesmo assim com 1 unico comprimido pode fazer td esse mal a ela, estou c muito medo!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. ;( MEU GATO ESTAVA COM INFECÇAO ÚRINARIA, ACABEI DANDO PIRYDIUM PRA ELE DEPOIS DE UNS 5 DIAS ELE MORREU , SERA QUE FOI O REMEDIO (

    ResponderExcluir
  3. posso passar canfora álcool e agua no meu gato?

    ResponderExcluir