CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Qual o custo de um amigo de 4 patas?

Um censo realizado no ano passado pelo Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP constatou que existem 2,4 milhões de cães na cidade de São Paulo – um para cada cinco pessoas (a mesma pesquisa verificou que só há um gato para cada 20 pessoas). A capital também já conta com 4 mil pet shops, número idêntico ao de padarias.  

Porém, primeiro, é importante avaliar o custo dessa amizade. Alguns filhotes podem custar R$ 6 mil e exigir gastos de mais de R$ 100 mil ao longo da vida. O mais comum é que um animal de médio porte custe cerca de R$ 70 mil ao cabo de dez anos (ver box "O preço da amizade"). Também é fundamental repensar a própria rotina. Além do custo financeiro, um cão exige atenção e cuidados extras com a casa. Livros, DVDs e sapatos devem ficar fora do alcance dos animais, assim como produtos de limpeza e objetos pontiagudos. Veterinários devem ser consultados a cada seis meses, e dezenas de vacinas terão de ser aplicadas. Depois de crescer, um cachorro costuma viver mais de dez anos. “Não dá para comprar um cão apenas para fazer um teste”, diz Ana Paula Madeira, do Hospital Veterinário Pompeia. 



Você está pronto? Não tem conversa: apenas quem estiver disposto a cumprir todas as cláusulas ao lado está preparado para ter um cão. Se tiver dúvidas, adie o projeto. 

Cláusula 1 
Compromisso. 
Aceito levar para casa um companheiro que fará xixi no tapete, precisará de cuidado em tempo integral e virará minha vida de ponta-cabeça. 

Cláusula 2 
Investimento.
 Estou disposto a gastar mais de R$ 60 mil ao longo de dez anos com meu animal. 

Cláusula 3 
Autocontrole.
 Não o esmagarei nem o picarei em pedacinhos quando ele rasgar meu sofá, comer meu sapato de grife ou mascar meus livros. 

Cláusula 4 
Longo prazo.
 Assumirei toda a responsabilidade pelo cão quando minhas crianças não forem mais crianças. 



Fonte:  Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário