CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PERIGO de Cão que Rouba Comida



Há poucos dias Ciccilo, um Fox Terrier Pêlo Duro, deu um baita susto. Ele ficou apenas uma hora sozinho em casa, mas foi tempo suficiente para abrir a mala de uma visita hospedada em casa e roubar algumas macadamias de um saquinho. Após algumas horas, quando voltei do trabalho, Ciccilo não conseguia nem se mexer de tanta dor. Liguei para a veterinária e ele logo foi socorrido. 

GERALMENTE um cão resistente à dor, Ciccilo simplesmente não conseguia ficar em pé nas quatro patas e tremia por inteiro. Algo assustador, principalmente depois dele ter roubado e comido de tudo quando ainda era filhote, de sabão em pó até achocolatado, sem nunca ter passado mal. A médica veterinária Sylvia Angélico do blog Cachorro Verde explica que o problema da ingestão de macadâmias e de outras castanhas por cães é relatado em vários estudos. “Isso se daria pela presença de alguma substância ainda não identificada pelos pesquisadores e que tem efeitos farmacológicos no organismo canino”, relata. 

O QUADRO assusta, mas segundo a médica veterinária, os sintomas passam sozinhos e o cão tende a voltar ao normal dentro de, em média, 48 horas. “Entretanto, o mascote também deve ser levado ao veterinário para um exame clínico e, possivelmente, para receber medicação que o ajude a se desintoxicar mais rapidamente”, explica Sylvia. 

Se seu mascote também ingeriu a embalagem, leve-o imediatamente ao veterinário 

SINTOMAS de dor abdominal:
OS SINAIS mostrados por Ciccilo, como o rabo abaixado no meio das pernas, assim como vômito, são típicos de dor abdominal. Mas há mais sintomas, conforme explica a veterinária: “Se seu cachorro assume uma postura encurvada, está apático, mostra ganidos de dor ao toque mais leve de seu abdômem, existência de ruídos gastrintestinais, vômitos, diarreia e inapetência, ele deve sofre de dor intensa no abdômem”. 

O PERIGO da embalagem: 
NO CASO do cão engolir a embalagem, plástica ou de papel, o problema pode se tornar ainda mais grave, e o veterinário deverá ser consultado com urgência. Se o cão acabou de ingerir o pacote, pode-se tentar provocar o vômito administrando seringas de água oxigenada de forma forçada na boca dele. Entretanto, Sylvia adverte: “Esse tipo de intervenção não é ideal, não é a mais recomendada, a não ser que indicada pelo veterinário, ao telefone, antes de o tutor levar o animal à clínica”. 

Fonte: CaninaBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário