CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como acostumar seu cão a escovar os dentes



O segredo é habituá-lo aos poucos a este processo.
Primeiro, passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, do lado de fora mesmo, para que ele se familiarize com o objeto (mas não o deixe mordê-la!). Associe este momento a brincadeiras, petiscos e carinhos. Depois, massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele ir se acostumando com o movimento.
Comece escovando um ou dois dentes apenas. Pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, seis, e assim sucessivamente.
Todo este treinamento pode levar alguns dias, portanto seja paciente: só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova.
Aí vai outra dica super importante: alguns cachorros não curtem certas pastas de dente. Por isso, teste diferentes tipos até achar um creme dental que ele goste.
E atenção: nunca, mas nunca mesmo, use a sua pasta ou a de qualquer outro humano para escovar os dentes do cão, pois ela contém substâncias que farão mal a ele se ingeri-la.

Gatos também precisam escovar os dentes? 

A resposta é sim!
Embora seja mais difícil escovar os dentes felinos do que os dos cães, o ideal é fazê-lo pelo menos uma vez por dia.
Para habituar o gato a escovar os dentes é mais ou menos do mesmo jeito que fazemos com o cachorro: o truque é acostumá-lo com a escova.
Apresente-a ao bichano sem pressa e associe sempre a coisas gostosas, como guloseimas e carinhos.
No primeiro contato, faça massagem no felino com a escova e dê um petisco que ele adore. Depois, escove uma parte da gengiva ou o lado de fora da boca e ofereça outra guloseima. Na próxima oportunidade, tente um dente e mais uma saborosa comida. Noutro dia, dois dentes, e em seguida a recompensa... E assim vai.
A tarefa é menos complicada se o gato for filhotinho. 

Fonte: Cão Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário