CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LINGUAGEM CORPORAL



Uma das razões pela qual os cães são tão bons animais de estimação é por terem uma extraordinária capacidade de comunicação com os seres humanos. Os cães de estimação veêm os donos como a sua família canina, e são rapidamente capazes de compreender qual o nosso humor e as nossas intenções. Compreendendo a forma como os cães comunicam uns com os outros, permite aos seus donos decifrar corretamente aquilo que o seu animal de estimação tenta expressar.

Os cães podem se comunicar com outros cães através de uma série de sinais, que incluem expressões faciais, postura do corpo, ruídos e odores. O seu cão irá usar a boca, os olhos as orelhas e até a sua cauda para exprimir suas emoções. Se conseguir ler a combinação de sinais do seu corpo, você poderá perceber quem é o cão dominante, numa situação de confronto.

O cão que se sente valente ou dominante tentará passar a impressão de ser um animal maior e mais poderoso. Ele ficará em pé, com as suas orelhas e cauda espetadas, enchendo o peito e até poderá ficar com os pêlos, em volta do pescoço e ao longo das costas, em pé. Poderá também abanar a cauda devagar a rosnar.

Por outro lado, um cão submisso irá tentar parecer pequeno, quase um filhote – os cães adultos podem desprezar um filhote, mas nunca o atacam.

A sua aproximação a um macho dominante será normalmente feita pelo lado, quase agachado junto ao chão, com a cauda para baixo e abanando com entusiasmo. Ele poderá também tentar lamber as patas e o rosto do macho ou pessoa dominante, e se isto não lhe parecer suficientemente aprazível, ele deita-se no chão e rebola até ficar com a sua barriga e órgãos genitais expostos. Nesta posição, alguns cães chegam mesmo a urinar-se ligeiramente.

Um padrão de comportamento muito característico dos cães, e conhecido por quase todos, é o abanar da cauda. A maior parte das pessoas sabe identificar uma cauda abanando freneticamente como indicador de satisfação e de um cão amigável. Um cauda abanando exageramente, podendo se estender a todo o corpo, é muitas vezes observado em cães subordinados – bem como em cães de cauda muito curta.

No entanto, a cauda é também indicador de outras emoções. Quando a cauda está rígida e alinhada com as costas, abanando vagarosamente, expressa ira. Se estiver encolhida, junto ao traseiro do cão, é sinal de que o cão está com medo. Os cães ansiosos ou nervosos podem abanar a cauda em baixo como sinal de satisfação.

A postura natural do cão, tem sido modificada ao longo dos anos, com os vários cruzamentos e modificações genéticas. Algumas raças – tal como Whippet e o Greyhound italiano – seguram naturalmente a cauda numa posição baixa, mas de uma forma geral seguram a cauda a uma altura de cerca 45 graus em relação à espinha dorsal, o que expressa interesse e um estado de alerta.

A expressão facial do seu cão diz muito sobre o seu estado de espírito – se está ansioso ou excitado, assustado ou com vontade de brincar, ou ainda uma diversidade de emoções que ele possa expressar. As suas orelhas ficam em pé quando está alerta ou ouvindo com atenção, mas ficam para trás ou para baixo quando expressa satisfação, submissão ou medo. Para interpretar correctamente o seu humor, deve estar atento a outros sinais do seu corpo ao mesmo tempo.

Se os olhos do cão estão meio fechados, isto é indicativo de prazer ou submissão; mas se, pelo contrário, os olhos estão bem abertos - pretende agredir.

No estado selvagem, o líder da matilha mantém o controlo apenas com o olhar fixo no cão subordinado. Os animais continuam a olhar fixamente um para o outro, até que um desafie o outro ou que abaixe a cabeça e se afaste. Se mantém o olhar fixo depois do cão submisso ter afastado o olhar, ele irá sentir-se confuso e poderá morder, por medo. Se o contato com o olhar não for quebrado, o cão dominante reforçará a sua ameaça rosnando, ladrando ou até atacando.

Não deve tentar fixar o olhar mais tempo que o seu cão, quando ele estiver nervoso ou agressivo – isto poderá provocar um ataque. Por outro lado, um olhar meigo sossegará o seu cão e reforçará o relacionamento entre vocês.

Os cães submissos ou de certas raças, especialmente os Labradores, podem parecer sorrir quando abrem a boca para mostrar os dentes, com os lábios numa posição amigável. Numa expressão de agressão, os seus lábios ficam completamente afastados, mostrando todos os dentes, podendo ser acompanhado de rosnar.

Um cão mostrará a sua vontade de brincar, levantando uma pata da frente, ou fazendo uma pequena menção de brincadeira, que normalmente é acompanhada de um latido para chamar a atenção. Outros gestos podem ser, oferecer um brinquedo ou outro objeto para brincar, ou ainda desafiar outro cão para uma corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário