CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

VERDADES e MENTIRAS sobre Cães em prédios



A adaptação de cães em apartamentos sempre gera dúvidas, principalmente quando o bichinho já viveu parte da vida em uma casa com quintal e, depois, tem que acompanhar o dono ao novo lar. Muita gente também fica preocupada porque trabalha o dia todo e tem que deixar o cachorro sozinho. Mas o pior é saber enfrentar vizinhos e síndicos que querem proibir a presença de animais nos edifícios.

Para descobrir o que é mito e o que é verdade nesse assunto tão polêmico, o G1 ouviu a advogada e presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Vanice Orlandi, a veterinária Rosangela de Oliveira Alves Carvalho, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a veterinária Christina Malm, professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

O condomínio pode proibir o morador de ter cães?
Meia Verdade: Não há lei proibindo guarda de animais, e o condomínio não pode restringir o direito de propriedade. O dono pode recorrer à Justiça, mas há juízes que acatam a convenção condominial.

Mesmo os cães grandes devem ser levados no colo nos elevadores do prédio? 
Mentira: O dono não pode ser obrigado a pegar o animal no colo, porque isso não está previsto em lei. Mas o morador com o cão pode ficar restrito a usar a entrada e o elevador de serviço.

Cães pequenos se adaptam mais facilmente a apartamentos? 
Mentira: Cães menores precisam de menos espaço, mas as características individuais e da raça influenciam mais do que o tamanho. Um animal grande e tranquilo vive tão bem quanto um cão menor.

Na ausência do dono, o cão se sente menos sozinho com o rádio ligado?
Mentira: Se ele se acostuma a ficar só, quando o dono sai, provavelmente dormirá. Há outros artifícios para minimizar o sofrimento do cão, como brinquedos e roupas com cheiro do dono. Caso o cão sofra de "Ansiedade de Separação" é importante contratar um profissional confiável para o adestramento do animal, para que o sofrimento causado pela separação temporária do proprietário seja eliminada.

Deixar a varanda aberta é importante para o cão não se sentir confinado? 
Verdade: Funciona quando ele fica pouco tempo sozinho. Terá a sensação de que possui espaço ao ar livre e fica mais calmo. Mas o dono não pode deixá-lo só o dia todo e achar que ficará bem.

Vedar portas e usar papel de parede ajudam a bloquear o ruído dos cães?
Meia Verdade: Por causa das unhas, o cão pode fazer barulho ao andar, então o uso de tapete é interessante. Mas nada disso abafa o som de latidos. A escolha certa do animal é mais importante.

Se o seu cão faz xixi e cocô no apartamento, ele não precisa sair para passear?
Mentira: Todo cão precisa de atividade e deve sair pelo menos uma vez ao dia. Ao passear, ele entra em contato com o mundo e sente odores diferentes que são importantes para ele.

É possível condicionar o cão a fazer xixi e cocô no apartamento?
Verdade: Sim. Porém, se tiver hábito de passear, provavelmente passará a fazer na rua ao sentir o cheiro de outros cães. Ao sair, ele também força o dono a dar uma atividade a ele.

Redes de proteção são importantes para evitar que o cão pule? 
Mentira: Cães não têm o impulso de saltar por janelas, como os felinos fazem, mas a rede é importante para evitar acidentes.

Doze horas é um período razoável para o cão permanecer sozinho diariamente?
Mentira: Cães não devem ficar tanto tempo sós, senão vivem um confinamento na solidão. O dono deve se organizar para dar atenção ao animal. Em último caso, podem ter companhia de outro cão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário