CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COMPORTAMENTO SEXUAL


Tal como outros animais, os cães têm uma necessidade básica de se reproduzir e manter a continuidade da espécie. No entanto, as fêmeas só podem acasalar em épocas específicas, normalmente duas vezes por ano, o que chama-se cio. Por outro lado, os machos adultos podem acasalar em qualquer altura do ano, se lhe for permitido andar a vontade, ele pode chegar a percorrer longas distâncias para encontrar uma cadela com cio.

Uma cadela está normalmente no cio durante três semanas, e vai gradualmente se tornando cada vez mais atrativa para os machos, durante este período. O seu comportamento poderá também alterar, ficando irrequieta e muito excitável, mas normalmente, não permite ao macho acasalar antes da segunda semana. No entanto, cada cadela é diferente, e por vezes há cadelas que autorizam o macho a acasalar logo no primeiro dia do cio ou até ao último dia. Nesse sentido, o melhor é assegurar-se que a sua cadela está fora do alcance dos machos durante todo o período de cio.

Algumas cadelas poderão evidenciar sinais de gravidez um ou dois meses após a época do cio, mesmo que não esteja ou nem tenha acasalado. A isto chamamos de gravidez psicológica. As cadelas afetadas podem até mesmo produzir leite e apresentar outros sintomas de comportamento maternal, tal como fazer “ninho” para as crias, reunir brinquedos ou outros artigos. Procure o seu veterinário, para obter orientação, caso isso ocorra. 

Alguns aspectos do comportamento reprodutivo dos cães podem ser um verdadeiro incomodo para os seus donos. É aconselhável ponderar a hipótese de esterilização (que proporciona grandes benefícios para a saúde do animal) ou outra forma de controle reprodutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário