CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OLFATO




Os cheiros no ar e na terra proporcionam a qualquer cão uma diversidade de informação sobre todos os movimentos das pessoas nessa localidade. Eles são considerados os jornais diários locais. O cão pode comunicar, através do olfato, de duas formas: a primeira tem a ver com os cheiros que depositam no meio ambiente, para outros cães descobrirem; a segunda tem a ver com o cheiro do próprio corpo, que contém informação sobre si mesmos.

O ato de urinar, para um cão, não serve simplesmente para esvaziar a bexiga.

A maior parte dos donos já percebeu o desejo do seu cão levantar constantemente a perna e depositar pequenas quantidades de urina, em vários locais. Isto representa a marcação do território e um anúncio de sua presença. Ao levantar a perna para urinar, ele deixa o seu cheiro ao nível do focinho. As fêmeas também poderão levantar a perna para urinar, ou até fazer uma pequena acrobacia, levantando ambas a pernas traseiras, para deixar a sua urina num objeto vertical.

Tanto machos como fêmeas procuram vestígios de urina deixados por outros cães, e podem eles próprios, fazer uma marcação do território, com a sua urina - uma fêmea dominante pode mesmo ficar junto a outra fêmea que está urinando, para depositar a sua urina no mesmo local. Muito embora a marcação do território não seja tão importante para o cão doméstico, como seria para os selvagens, inundar a zona com seu cheiro ajuda o seu cão a sentir-se mais a vontade.

A urina das cadelas também contém informação sobre seu ciclo e a receptividade sexual. Os cães machos podem detectar e percorrer grandes distâncias para encontrar uma fêmea com cio.

De uma forma geral todos os odores corporais são um meio importante de comunicação entre os cães. O cheiro é oriundo da secreção das suas glândulas, por todo seu corpo - particularmente em volta da face, da região do ânus, e da cauda. Quando dois cães desconhecidos se encontram, analisam-se detalhadamente um ao outro pelo cheiro, em especial na zona da cabeça e do ânus. Quanto mais submisso for o cão, mais ele colocará a cauda entre suas pernas, para evitar que o outro o cheire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário