CONTATO: (011) 92281092 ou soraia.adestramento@gmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VOCALIZAÇÃO



Quase após o nascimento os cachorros começam a chorar emitindo uma variedade de sons – a sua mãe sabe se têm fome, se estão zangados, pelo som que emitem. O primeiro som de latir pode ser ouvido três a seis semanas após o seu nascimento. O seu cão late para comunicar uma variedade de sentimentos – usa um som diferente para cada situação. Ele late para avisar – para afastar intrusos ou reclamar território – ou para cumprimentar, durante uma brincadeira ou para chamar a atenção, de uma forma geral.

Um cão rosna para emitir um aviso ou ameaça, ou para se defender. Nunca deve desafiar – nem deixar as crianças se aproximarem – de um cão que está rosnando, pois isto pode provocar um ataque. Os cães podem rosnar quando estão brincando com outros cães, mas a sua linguagem corporal nesta situação é bastante diferente, não havendo qualquer sugestão de agressividade. Alguns cães podem emitir um murmúrio semelhante a rosnar quando são mimados pelos seus donos, mas mais uma vez, ele está relaxado, não demonstrando agressividade ou intenção de atacar.

Um uivo é um chamamento de longa distância que pode ser ouvido muito mais longe do que latir. Um cão que uiva está normalmente só e em busca de contato social de algum tipo. Choramingar e lamentar traduz submissão, cumprimento ou dor; latir quer dizer dor ou derrota; ganir num tom elevado quer dizer que está excitado, como acontece numa perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário